Contribuição dos Gregos no desenvolvimento sócio-econômico e político de Florianópolis
(…) Além dos imigrantes alemães e italianos, outros grupos de imigrantes destacaram-se no desenvolvimento sócio-econômico e político da cidade, como é o caso dos gregos e sírio-libaneses que chegaram entre o final do século XIX e início do século XX.
Os imigrantes gregos investiram diretamente na atividade comercial, como João Kotzias, que chegou em 1890 com os filhos Estefano e Anastácio, os quais se dedicaram ao comércio de secos e molhados e tecidos, respectivamente.
Os primeiros estabelecimentos comerciais de origem grega localizavam-se na Rua Conselheiro Mafra. Aos imigrantes que se estabeleceram no comércio somaram-se outros, como os Atherinos, Garafallis, Pitsica, Savas, Mandallis, Spyrides, Lacerda, Katsips, Christakis, Corfu, Haviaras, Kalafatás e muitos outros. A participação dos descendentes gregos na sociedade, na economia e na política florianopolitana tem sido constante, quer como profissionais liberais, comerciantes ou políticos. Já os primeiros libaneses que chegaram a Florianópolis foram os membros da família Cherem, posteriormente, os membros da família Salim Mansur, em 1905, seguidos dos Mussi, Daux, Amim, Helou, Boabaid, Helias, Pinto, Sallum, Mattar, Curi e outros tantos. investiram fortemente no comércio local, principalmente em lojas de tecidos e armarinhos localizadas na rua Conselheiro Mafra. Além do comércio, deixaram a sua contribuição no setor hoteleiro como é o caso dos Daux, que inauguraram o Hotel Majestic, em 1930, e os Massad o Lux Hotel, em 1950.
Na política, os descendentes dos libaneses ocuparam altos cargos públicos desde os de governantes do Estado, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores municipais. (CORRÊA. 2003, p. 241-245).
Referências:
- SANTOS, Fabíola Martins dos. Uma Análise Histórico-Espacial do Setor Hoteleiro no Núcleo Urbano Central de Florianópolis (SC). 2005. 189 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria, Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2005.
- Foto: Blog Florianópolis Ontem e Hoje