O «DIA DO OXI» será celebrado no próximo 28 de outubro na Grécia, Chipre e comunidades gregas ao redor do mundo
No próximo 28 de outubro, juntamente com a comemoração da Santa Proteção da Santíssima Mãe de Deus (Theotokos), Grécia, Chipre e as comunidades gregas ao redor do mundo celebram o DIA DO «OXI» (NÃO), ou seja, a rejeição do primeiro ministro Ioannis Metaxas (em poder de 4 de agosto de 1936 a 29 de janeiro de 1941) ao ultimato feito pelo ditador italiano Benito Mussolini em 28 de outubro de 1940. Nas palavras de nosso Cônsul Honorário da Grécia em Curitiba, jurisdicionado para os Estados do PR, SC e RS, Dr. Constantino Comninos, em sua mensagem de 2013, “esta data histórica sempre será lembrada por todos os gregos e descendentes em todo o ecúmeno helênico desta terra, como episódio marcante, que obrigou a Grécia a entrar na Segunda Guerra Mundial do século XX, que foi o mais devastador conflito que a história registrou, e que envolveu tantos países, com reflexos em todos os continentes. Do lado grego, notável foi o patriotismo e a tenacidade de seu povo e de seus líderes, que frustrou a estratégia das forças invasoras totalitárias em território grego. O Brasil também esteve presente neste conflito, enviando tropas para a Europa, em uma demonstração de solidariedade, oferecendo sua contribuição aos combatentes das nações aliadas”.
A Comunidade Grega de Florianópolis irá antecipar as comemorações para o domingo, 27 de outubro (7° Domingo do Evangelho de Lucas). Após a Divina Liturgia de Ação de Graças, a Diretoria da Associação Helênica de Santa Catarina irá brindar os presentes com um coquetel que será oferecido após saudações à amada pátria dos fundadores da Comunidade.
(Obs.: Coquetel foi cancelado dando lugar ao Ofício Memorial de 9° dia de falecimento do Sr. Efstathios, conforme divulgado).