Saudação pelos 80 anos do Monsenhor Angelo

Proferida pelo ex-Presidente da AHSC., Dr. Savas Apostolo Pítsica, na Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau, em 28/03/2004.

«E até das pedras, brilha o espírito!»

O nosso guia espiritual completa 80 anos de idade. Os últimos 9 anos de sua existência convive harmoniosamente entre nós, iluminando com o brilho de seu espírito a nossa comunidade e a nossa cidade.

Antes, porém, de saudar o Monsenhor Angelo pelo seu natalício, precisamos conhecer um pouco da vida deste apóstolo, cidadão do mundo.

Monsenhor Angelo Giorgios Kontaxis nasceu em Pireus, em 30/03/1924; viveu e estudou em Amaroussíon, subúrbio de Atenas, até 1944.

Após a guerra, em 1944 emigrou para a Palestina onde estudou na Escola Teológica de Santa Cruz (Thímos Stavrós) permanecendo até 1952. Retornou a Atenas onde serviu na Marinha durante um ano e meio. Em 1954, juntamente com 40 gregos, emigrou para o Brasil, fixando-se em São Paulo até 1955, passando depois a residir no Rio de Janeiro, onde serviu como diácono na Igreja Greco Ortodoxa e Igreja Libanesa de São Nicolau, até 1966.

Em seguida visitou seus irmãos nos Estados Unidos, quando aceitou lá viver e onde permaneceu de 1966 a 1991, servindo no Episcopado Ortodoxo de Chicago e no Departamento de Serviços Humanos no gabinete do Governador do Estado de Illinois, onde se aposentou em 1991.

Neste ano retornou ao Brasil, quando voltou a residir no Rio de Janeiro, prestando assistência espiritual na Igreja Ortodoxa de Santo André com o Padre Dimitrios Nicolaídes.

Em 1995, o Arcebispo de Buenos Aires D. Gennadios Chryssoulakis, pediu ao Monsenhor Angelo que escolhesse uma paróquia ortodoxa, porque havia falta de párocos em algumas comunidades (Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires).

Disse-me Monsenhor Angelo reiteradas vezes que, para sua sorte, escolhera Florianópolis pois tem «uma sociedade maravilhosa e a nossa comunidade, é muito estimada»; permanecendo aqui até hoje, desde 1995.

Em Florianópolis, Monsenhor Angelo:

1. Atraiu ortodoxos de diferentes origens étnicas, aproximou alguns gregos que se achavam distantes e trouxe muitos cristãos brasileiros para o nosso convívio, sem a intenção de querer convertê-los. Trouxe-os por amizade.

2. Em missão oficial confiada pelo então Governador Esperidião Amin, trouxe de Monte Sinai as relíquias de Santa Catarina.

3. Por intermédio do Patriarcado Ecumênico, conseguiu sensibilizar as autoridades do Poder Judiciário para a construção da Capela Ecumênica de Santa Catarina defronte ao Tribunal de Justiça.

4. O boletim mensal kalimera há 7 anos é distribuído para todo o Brasil, aos Estados Unidos e à Argentina. Por motivo de saúde do Monsenhor Angelo, o periódico deixou de circular durante 5 meses, mas está com seu reinício previsto para o próximo mês.

5. Nestes últimos 9 (nove) anos de sua existência, promoveu a colônia grega, contando para isso com a ajuda das senhoras do lanche de São Nicolau e da Diretoria da Associação Helênica de Santa Catarina.

Agora que já temos presente a trajetória deste verdadeiro paladino do cristianismo, quero dizer a todos que não foi o Monsenhor Angelo que escolheu Florianópolis para viver, mas foi Deus que o conduziu até nós.

Vamos orar e pedir a Ele que lhe dê saúde e longa vida e que continue com o seu espírito a brilhar e a refletir na operosidade de seu talento, por muitos e muitos anos!