27/11/2016: Divina Liturgia e homenagens especiais ao Patriarca Bartolomeu e ao Arcebispo Tarasios

Na manhã deste domingo, 27 de novembro de 2016, S. E. R. Dom Tarasios, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul, presidiu a Divina Liturgia Pontifical na Igreja Ortodoxa São Nicolau de Florianópolis. O Arcebispo foi assistido pelo pároco, Arquimandrita Agathangelos, pelos hieromonges (sacerdotes-monges) Pavlos e André, da Igreja Ortodoxa São João o Teólogo, de São José – SC, pelo Hipodiácono grego Stathis Zanakis e pelo acólito Felipe. No final da Divina Liturgia o Arcebispo foi convidado a descobrir uma placa de nomeação do salão comunitário Patriarca Bartolomeu I, que faz homenagem aos 25 anos de patriarcado de S. S. Bartolomeu I, comemorado neste mês de novembro.

Após este ato, a Diretoria da Associação Helênica de SC homenageou seu Arcebispo com um almoço de confraternização. Ao final do almoço, o  Presidente da Coletividade, Sr. Alceu Neves, saudou o Arcebispo em nome de toda a Coletividade que compareceu em grande número no almoço fazendo-lhe a entrega de uma placa comemorativa pelos 15 anos de episcopado completados em 14/06/2016, sempre no pastoreio de nossa Metrópole da América do Sul. Por sua vez, S. E. R. Dom Tarasios dirigiu estas palavras aos presentes:

Arquimandrita Sr. Agathangelos Karkangelis, Reitor Paroquial, Presbíteros presentes, estimado Presidente da Coletividade Helênica de Florianópolis, queridos membros da Comissão Diretiva, queridos Filhos e Filhas em Cristo:

Com particular alegria faço-lhes chegar minhas paternais saudações a todos neste momento festivo na vida desta comunidade.  Quero também agradecer pelas expressões de calor humano e boa acolhida à minha pessoa, uma vez mais.

Juntos celebramos a Liturgia da festa de Santa Catarina.  Juntos, agora, estamos compartilhando com alegria deste delicioso almoço oferecido por vocês e tão amorosamente organizado.

Eventos como este são importantes na vida desta comunidade, pois nos reúne em torno do alimento material assim como do espiritual.  Como vocês certamente já escutaram, a unidade de uma comunidade é a Igreja. Juntos, como irmãos, como filhos e filhas de Deus, podemos avançar para o futuro. Nós, como ortodoxos e gregos, sabemos perfeitamente o quanto é importante para todos nós mantermos esta unidade, pois, de outro modo, nossa amada Ortodoxia torna-se em uma versão a mais da religião, e a nossa querida Grécia, em uma nação secularizada como outras tantas. Diz-se que é consequência da chamada globalização, porém, esta tem suas vantagens e desvantagens. E, entre as desvantagens, está a de eliminar as raízes dos povos, especialmente a sua fé cristã e a sua identidade como nação.

Há quem se oponha à Igreja e ao Cristianismo. Pensam que não precisam da Igreja ou da mensagem de salvação do Senhor da qual é portadora. Entretanto, nós permanecemos firmes em nossa fé, assim como permaneceu Santa Catarina, padroeira deste belo Estado brasileiro, ela que deu um verdadeiro testemunho – martyria – do que é o cristianismo.

É por estas razões que, hoje, mais que nunca, a comunidade ortodoxa inteira, desde a “Polis” até o último rincão da diáspora, temos de nos conservar unidos, de forma consistente, para podermos resistir aos embates dos fenômenos mundiais que pressagiam grandes e radicais mudanças, não sem dor e sacrifício.

Digam-me, vocês: no transcurso da História, quantos impérios e poderes sucumbiram e desapareceram apenas neste período de dois mil anos de Cristianismo? Onde está o Império Romano, o Bizantino, e os outros que se erigiram? Deles, a história conservou pouco, alguns papiros, papeis corroídos, ruínas de grandes muralhas no mais completo silêncio. Então, eu lhes pergunto: é o que queremos, os ortodoxos, desaparecer da face da terra? Pois, eu não! Por que? Porque sou cristão ortodoxo. Estas duas palavras resumem minha razão de ser. Sim, orgulho-me de minha identidade como filho de Deus, e não vou fraquejar e muito menos trair o que sou!

Portanto, digo-lhes, meus queridos filhos e filhas espirituais: estejamos conscientes do que somos e do que transmitimos às nossas gerações seguintes. Nossos valores e riquezas como cristãos ortodoxos devem ser continuamente transmitidas aos que nascem.

Neste agradável ambiente de amor e concórdia, reitero-lhes novamente meus agradecimentos por esta oportunidade de comunicação e de poder compartilhar deste agradável ágape, desejando-lhes a todos, queridos filhos e filhas no Senhor, saúde e força em vossas atividades e esforços. Não é preciso que eu lembre a vocês que podem sempre contar comigo, o vosso Arcebispo. Com fé em Cristo, os que brindam à luz e à esperança, sejamos dignos da herança ortodoxa recebida de nossos antepassados e de um promissor futuro para os nossos filhos.

Que Deus abençoe a todos vocês.