A GRANDE SEMANA SANTA: «QUARTA-FEIRA» – Ofício da Santa Unção

No Novo Testamento, dois textos serviram de base para a instituição do mistério da Santa Unção: o apóstolo Tiago, em sua epístola, aponta que em caso de enfermidade deve-se recorrer à ajuda de Deus e, de acordo com a Santa Tradição, este texto é plenamente compreendido como um mandamento recebido pela Igreja de Cristo: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados” (Tiago 5:14,15).

O segundo texto das Escrituras que testifica a existência do mistério da Unção nos tempos apostólicos é o Evangelho de São Marcos, que descreve a primeira missão apostólica e seus feitos dizendo: “E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam” (Marcos 6:12,13).

No tempo dos apóstolos e de seus discípulos imediatos, a Divina Liturgia era o coração de todos os rituais e da vida espiritual dos primeiros cristãos. Ao oficiar a Liturgia, os cristãos dirigiam ao Senhor todas as suas necessidades, tristezas e alegrias; pedindo a bênção de Deus para a vida matrimonial, orando pelo repouso das almas dos entes falecidos de suas famílias e amigos, pedindo por chuva ou sua cessação, a cura dos enfermos físicos e espirituais, pelos possessos etc.

Os protestantes com F. W. Puller afirmam que este mistério foi introduzido na Igreja apenas no século XII, não reconhecendo sua exist~encia antes disso. Tal equívoco pode ser justificado porque certas denominações cristãs permitem-se pôr em juízo a Santa Tradição. Minuciosos investigadores descobriram que o ofício da Santa Unção foi documentado pela primeira vez no século XII e, por não encontrarem documentos históricos vinculando aquele aos séculos passados, concluíram que a partir do século XII a Unção surgiu como absoluta inovação na Igreja (…) Siga lendo baixando este texto na íntegra no arquivo abaixo:

Quarta-feira Santa – A Santa UnçãoBaixar