Dr. Vasilios Philippou, Embaixador do Chipre no Brasil, visita pela segunda vez a Igreja São Nicolau

O Embaixador extraordinário e plenipotenciário da República do Chipre no Brasil, Dr. VASILIOS PHILIPPOU e sua esposa ANTHEA VANECH visitaram neste sábado, 06 de abril de 2024, às 11h00 a Igreja São Nicolau. S. Excia., que já esteve conosco em 2023, voltou a nos honrar com sua visita, desta vez para presentear nossa paróquia com um belíssimo ícone de São Barnabé*, patrono da Igreja do Chipre, e a Bandeira daquele país – nação irmã da Grécia, e que inclusive compartilha o mesmo hino nacional -, expressando sua amizade e gratidão pelo caloroso acolhimento quando de sua primeira visita.

O ícone  é obra de um dos principais iconógrafos da ilha, e igual ao ícone que foi presenteado o primeiro ministro da Grécia.

O Sr. Embaixador e sua esposa foram recepcionados por Pe. André, reitor paroquial e pelos casais Andréas e Karla Karabalis,  e Marcelo e Ceciliana Boratto.

Após a entrega dos presentes, um pequeno ofício foi realizado para a entronização do ícone de São Barnabé em nossa Igreja e, em seguida,  todos seguiram para um almoço de confraternização.

A Ilha de Chipre

Trata-se de uma ilha com população predominantemente de origem grega, e que tem 89,5% da população de fé ortodoxa. Em sua história, registra muitas batalhas para preservar a soberania e liberdade de seu povo.

Recomendamos esta fonte para saber mais sobre Chipre e seu povo: Melhores destinos

Acima, alguns registros feitos por Ceciliana.

Apóstolo Barnabé, fundador e Patrono da Santa Igreja de Chipre.

*O apóstolo Barnabé (61 d.C., Salamina, Chipre) é mencionado no Livro dos Atos dos Apóstolos por São Lucas, o Evangelista, especialmente nos capítulos 4, 13 e 15. Sabemos que ele nasceu em Chipre e seu primeiro nome era José e que era um levita judeu. Os apóstolos deram-lhe o nome de “Barnabé”, que significa “filho da súplica”, ou “filho da consolação” (Atos 4:36), talvez porque confortava os pobres e desvalidos, como no caso (Atos 4:37) quando vendeu sua fazenda e entregou todo o dinheiro ao tesouro comum da Igreja. Era tio de Marcos, o Evangelista (Cl 4:10), irmão de sua mãe. Foi um dos setenta apóstolos enviados por Jesus Cristo para pregar o evangelho do Reino de Deus. Barnabé se tornou muito próximo e trabalhou por anos com o apóstolo Paulo, de Tarso. Chamado para servir ao Senhor, parece ter estado na Palestina, onde se encontravam todos os doze apóstolos.

O Espírito Santo disse aos apóstolos que separassem Paulo e Barnabé para dar-lhes a missão de ensinar em todo mundo. Assim, Barnabé seguiu Paulo em suas viagens missionárias, embora depois se separassem após um “desentendimento caloroso”, e o apóstolo Paulo seguiu sua viagem, tendo Lucas, o Evangelista como seu companheiro, enquanto Barnabé ficou em Chipre, juntamente com Marcos, onde organizaram a Igreja.

A Igreja Ortodoxa de Chipre

A Igreja Ortodoxa de Chipre considera São Barnabé seu fundador e protetor. O apóstolo tornou-se bispo de Salamina e lá morreu, posteriormente, martirizado por apedrejamento.

Em Chipre há uma série de igrejas dedicadas ao apóstolo Barnabé e um monastério stavropigi, localizado perto da antiga cidade de Salamina, onde está o seu túmulo. Lá foi encontrado o Evangelho manuscrito de Mateus em seu peito, após uma visão do arcebispo Anthemios de Chipre.

Na hagiografia bizantina também é iconografado com o apóstolo Paulo, sustentando uma Igreja (ver ícone acima). Sua memória é celebrada no dia 11 de junho.

Απολυτίκιο Αποστόλου Βαρνάβα - Ήχος α'

Το μέγα κλέος της Κύπρου,
της Οικουμένης τον κήρυκα,
των Αντιοχέων τον πρώτον
της χριστωνύμου κλήσεως αρχιτέκτονα,
της Ρώμης τον κλεινόν εισηγητήν,
και θείον των εθνών σαγηνευτήν,
το της χάριτος δοχείον
του Παρακλήτου Πνεύματος τον επώνυμον,
Απόστολον τον μέγαν,
τον του θείου Παύλου συνέκδημον,
των εβδομήκοντα πρώτον,
των δώδεκα ισοστάσιον
πάντες συνελθόντες σεπτώς οι πιστοί,
τον Βαρνάβαν άσμασι στέψωμεν,
πρεσβεύει γαρ Κυρίω, ελεηθήναι τάς ψυχάς ημών.

A grande glória de Chipre,
pregador do mundo,
primeiro entre os Antioquenos,
a ser chamado cristão,
célebre pioneiro de Roma,
divino missionário das nações,
vaso da graça do Espírito Paráclito,
companheiro do grande Apóstolo, o divino Paulo,
primeiro dos setenta,
igual aos doze.
Todos os fiéis, piedosamente reunidos,
louvam com cânticos Barnabé,
pois ele intercede ao Senhor
a grande misericórdia às nossas almas.

 

Tropário (Modo 3º)

Santos Apóstolos Bartolomeu e Barnabé,
implora ao Deus misericordioso
que conceda às nossas almas
o perdão de nossas transgressões.

Kondakion (Modo 3º)

Tornastes-te um verdadeiro servo do Senhor,
e apareceste como o primeiro entre os Setenta Apóstolos;
juntamente com Paulo, iluminaste a pregação,
revelando a todos Cristo como Salvador;
por isso, com hinos
celebramos a tua piedosa memória, ó Barnabé.

A Autocefalia da Igreja de Chipre

A Igreja de Chipre é uma das mais antigas igrejas autocéfalas. Quando o arcebispo de Antioquia, cujo súdito Chipre estava politicamente subordinado, procurou abolir sua autocefalia, os hierarcas cipriotas denunciaram a interferência no Terceiro Concílio Ecumênico, que se reuniu em 431 d.C. em Éfeso. Este Concílio Ecumênico estabeleceu a autocefalia da Igreja de Chipre em seu 8º cânon. Em 478 d.C., o arcebispo de Chipre, Anthemios, após uma visão, encontrou o túmulo e a relíquia do apóstolo Barnabé, em cujo peito havia uma cópia do Evangelho segundo Mateus. Este Evangelho foi oferecido pelo arcebispo Anthemios ao imperador bizantino Zenão, que concedeu os três privilégios imperiais conhecidos ao respectivo arcebispo de Chipre: assinar com cinábar (tinta vermelha), usar um manto roxo durante os ritos e segurar um cetro imperial em vez do baastão episcopal.

Dr. Andréa Mitsides

2 Respostas para "Dr. Vasilios Philippou, Embaixador do Chipre no Brasil, visita pela segunda vez a Igreja São Nicolau"

  1. Simone Zanella

    Muito emocionante a história a luta e a morte por disseminar a palavra de Jesus. A forma do encontro do túmulo, o manuscrito sobre seu peito, eu entendo que, ate após sua morte, ele demonstrou sua importante caminhada por Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *