A história do «Vasilópita» (Pão de São Basílio)

Durante séculos, pais, avós e padrinhos ortodoxos transmitiram o seguinte às crianças, sobre São Basílio e o Vasilopita:

Num certo ano, durante um período de terrível fome, o imperador impôs um tributo excessivamente pesado ao povo de Cesareia. O imposto era um fardo tal que as famílias já empobrecidas, para evitar a prisão de seus membros, tinham de abrir mão de suas poucas moedas e jóias, mesmo as de herança de família.

Sabendo sobre esta injustiça imposta ao seu rebanho, São Basílio tomou seu bastão de bispo e o livro dos Evangelhos e saiu em defesa de seu povo, chamando corajosamente o imperador ao arrependimento. Pela graça de Deus, o imperador se arrependeu! Cancelou o imposto e instruiu seus arrecadadores a entregar a São Basílio todos os baús contendo as moedas e jóias que haviam sido recolhidas como impostos pelo povo de Cesareia.

Mas São Basílio enfrentava agora a tarefa assustadora e impossível de devolver os milhares de moedas e joias aos seus respectivos e legítimos proprietários. Depois de orar por muito tempo diante dos ícones de Cristo e da Theotokos, colocou todos os tesouros em uma enorme pita. Chamou os habitantes da cidade para a oração na catedral e, após a Divina Liturgia, abençoou e cortou a pita, dando um pedaço para cada pessoa.

Milagrosamente, cada proprietário recebeu em seu pedaço de Vasilopita seus próprios objetos de valor. E todos voltaram alegremente para suas casas, dando graças a Deus que os tirou da pobreza.

Recordando este milagre operado por Deus como resultado do amor e defesa de São Basílio por parte de seu povo, os cristãos ortodoxos têm observado a tradição do Vasilopita a cada ano em 1º de janeiro – a data em que São Basílio repousou no Senhor no ano 379.

CORTE DO VASILOPITA

O primeiro pedaço cortado é tradicionalmente reservado para Cristo, ensinando-nos que devemos oferecer ao Senhor as primícias de suas bênçãos. O segundo é para a Mãe de Deus, a Virgem Maria, e o terceiro para São Basílio. O próximo é para a família da casa que hospeda o evento; este pedaço, em maior tamanho que o habitual, é fracionado em tantos outros pedaços quanto os membros desta família e seus convidados. Finalmente, um pedaço é sempre cortado e reservado aos pobres, lembrando-nos de sempre compartilhar uma parte de nossas bênçãos com aqueles que estão em necessidade. Escondida dentro de um dos pedaços do Vasilopita está uma moeda ou uma pequena joia. A pessoa que recebe a peça com a moeda recebe uma bênção especial. Tudo isso se baseia nos ensinamentos do santo: “Aquele que trabalha não deve trabalhar para servir suas próprias necessidades, mas para cumprir o mandamento do Senhor, que diz: ‘Eu estava com fome e me deste de comer’” (Mt. 25, 35).

Este é um tempo em que, particularmente, somos alimentados pelo amor salvífico de nosso Salvador. Que o nosso novo Ano seja de bênçãos com os melhores dons do Alto, especialmente o dom da Caridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *