Comunicado paroquial em tempos de COVID-19

Amados membros e amigos de nossa comunidade São Nicolau,

Em face da situação que vivemos, aqui e em todo mundo, em razão da pandemia do COVID-19, acolhendo as recomendações de muitos dos hierarcas de nossa Santa Igreja e considerando nossa responsabilidade pastoral frente a uma comunidade constituída por maioria idosos, os mais vulneráveis aos efeitos nocivos deste vírus, e seu alto índice de transmissibilidade, informamos que:

A igreja Ortodoxa Grega São Nicolau de Florianópolis seguirá a prestar os serviços litúrgico-pastorais regulares; contudo, recomenda:Que os fiéis permaneçam e orem de suas casas. Estamos buscando possibilidades de transmissão dos serviços litúrgicos através da Internet e multimídia e voltaremos oportunamente a dar maiores informações a respeito.

O padre-reitor continuará a fazer visitas para aqueles que precisam de cuidado sacramental e pastoral.

Como cristãos, devemos assumir a responsabilidade pelo bem-estar dos outros. Podemos seguir cada vez mais unidos espiritualmente, já que somos forçados, pelas circunstâncias, a guardar distância física uns dos outros para proteger a saúde das pessoas ao nosso redor. Estaremos assim dando poderosa testemunha de nossa fé, de que colocamos o bem dos outros acima do nosso.

Com nossa fé em Deus e boa vontade de todos iremos certamente superar essas dificuldades atuais, usando o conhecimento racional e científico que possuímos através de nossa inteligência dada por Deus.

Estaremos sempre vigilantes pelo bem-estar de nossa comunidade, orando por todos, todos os dias, por nossa nação e pelo mundo.

Que o Senhor nos mantenha a todos com saúde e segurança até que estes desafios tenham passado.

Aos que, eventualmente forem à igreja:

1. Cumprimentos à distância de pelo menos 1 metro;
  2. Diante dos ícones e cruz de bênção, o beijo ou toque deverá ser substituído por uma respeitosa reverência.
  3. Além de todos os demais cuidados de higiene recomendados pelas autoridades de Saúde.