CONCLUÍDA A PRIMEIRA FASE DA REFORMA DE NOSSA IGREJA SÃO NICOLAU

A Igreja Ortodoxa Grega São Nicolau, de Florianópolis (SC), está inteiramente renovada após a conclusão dos trabalhos de reforma externa e interna, iniciada, no final de 2019. Um elevador que dá acesso à igreja, propicia mais conforto aos que têm dificuldades com mobilidade.

A reforma incluiu: troca da rede elétrica bifásica por trifásica; substituição das antigas lâmpadas dos lustres por lâmpadas de led, instalação de luminárias de emergência e sinalização das saídas, entre outros itens de segurança; a parte hidráulica, telhado, forro, portas, gradil interno e externo; pintura, jardinagem e calçadas, em tudo mantendo a originalidade de sua arquitetura greco-bizantina.

O início da construção da Igreja atual deu-se no ano de 1939. Foi projetada com arquitetura assemelhada às demais igrejas bizantinas gregas. No interior, destacam-se quatro distintos setores ou áreas: a) o ierô, ou santuário, onde estão os altares principal e da proskomídia (proposição), separado da soléa pelo Iconostasio (parede dos ícones); b) a soléa, que divide a nave e o ierô (santuário) e onde estão os degraus que dão acesso as três portas santas – a Porta Real, a Norte e a Sul; c) a nave, onde permanecem os fiéis durante os serviços litúrgicos; e d) e, o portal de entrada.

Em 1963, a igreja teve seu altar principal e suas paredes consagrados pelo Bispo Thimóteos, de Buenos Aires. Em 1º de setembro daquele mesmo ano, foi celebrada a primeira Divina Liturgia, no então Sacro-templo dedicado a São Nicolau, sede paroquial.

O conjunto arquitetônico é referência, em Florianópolis, da fé helênica (ortodoxa) e da história de muitas famílias gregas que trouxeram ao Estado de Santa Catarina importantes contribuições, tanto no aspecto cultural como econômico – com destaque para os setores da Indústria naval, do comércio e da pesca.

O projeto de reforma compreende ainda, numa segunda etapa, a casa e salão paroquiais, o que deverá ser iniciado ainda neste ano.

Cumprimentamos a Diretoria atual da Associação Helênica de SC, na pessoa de seu presidente, Dr. Syríaco Kotzias, por esta importante iniciativa, agradecendo a todos os que generosamente ofereceram suas contribuições para que se tornasse possível a sua realização, particularmente, às Senhoras – Filoptokos – do Lanche São Nicolau (I e II) e demais membros da Associação Helênica de Santa Catarina.

Abaixo mostramos algumas fotos atuais da igreja – internas e externas – que permitem contemplar a sua beleza.

2 Respostas para "CONCLUÍDA A PRIMEIRA FASE DA REFORMA DE NOSSA IGREJA SÃO NICOLAU"

1. Constantino Comninos

Parabéns para a diretoria presidida pelo primo Syriaco. Aos que ajudaram e se dedicam a manter a presença grega que é a garantia da nossa identidade grega no ecúmeno. Com certeza Mery está presente nessa minha manifestação. Felicidades. Constantino.