Arcontes do Patriarcado Ecumênico

Os Veneráveis Arcontes Patriarcais da Santa e Grande Igreja de Cristo, o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, membros da Ordem de São Bartolomeu*, de nossa Comunidade Ortodoxa Grega São Nicolau, de Florianópolis.

A nomeação aconteceu durante a Divina Liturgia Pontifical presidida pelo então Arcebispo Metropolitano D. Tarásios, no contexto de sua visita pastoral realizada à comunidade para a celebração da festa de Santa Catarina de Alexandria, patrona do Estado, no domingo, 23 de novembro de 2008.

Como Delegado especial de S. Santidade Bartolomeu, o Patriarca Ecumênico, o Arcebispo Metropolitano Dom TARASIOS fez a imposição das comendas da Ordem de São Bartolomeu em reconhecimento pelo importante serviço prestado à Igreja Ortodoxa local aos seus ilustres benfeitores:

• Dr. Savas Apóstolo Pítsica;
  • Sr. Miguel Anastácio Kotzias;
  • Sr. Syríaco Spyros Diamantaras;
  • Sr. Stavros Anastácio Kotzias.
Da esquerda para a direita: Dr. Savas Apóstolo Pítsica; Sr. Miguel Anastácio Kotzias; Sr. Syríaco Spyros Diamantaras; Sr. Stavros Anastácio Kotzias com Mons. Angelos Kontaxis.

*A Ordem de São Bartolomeu Apóstolo é composta por Arcontes do Patriarcado Ecumênico que foram homenageados por seu excelente serviço à Igreja Ortodoxa com um título patriarcal, ou “ofício”, concedido por Sua Santidade, Patriarca Ecumênico Bartolomeu. Aqueles a quem este título da Igreja Mãe foi conferido são conhecidos como “Arcontes da Grande Igreja de Cristo”, e os títulos são conferidos pessoalmente pelo Exarca do Patriarcado Ecumênico. O objetivo e a missão fundamentais da Ordem são promover a liberdade religiosa, o bem-estar e o progresso do Patriarcado Ecumênico, com sede em Istambul (Constantinopla) Turquia.