24 de março de 2019, Segundo Domingo da Quaresma: «Domingo de São Gregório Palamás» (ou das «Santas Relíquias»)

Neste Segundo Domingo da Quaresma a Igreja nos recorda a glória do santo Arcebispo de Tessalônica, São Gregório Palamás que, com «bendita paixão» (como ele mesmo afirmava) venceu sobre aqueles que ridicularizavam a forma santa de orar de nossos ascetas athonitas.

E que hoje, não obstante, muitos dos que receberam a má influência de Barlaam, o Calabrês, visitam o Monte Athos (e também a Rússia, como outros lugares hesicastas) em busca da verdadeira espiritualidade dos santos Padres. Nosso Santo padre Gregório Palamás foi um dos maiores teólogos de nossa Igreja e nos desvelou o mistério das «Energias divinas» e da «Luz Incriada», temas já investigados por nosso santo padre Gregório de Nissa. Por isso, humildemente se pode afirmar: São Gregório Palamás é sinônimo de Ortodoxia [Ler mais…]

Apolitíkion da festa da Anunciação da Theotokos

Σήμερον τῆς σωτηρίας ἡμῶν τὸ κεφάλαιον καὶ τοῦ ἀπ’ αἰῶνος μυστηρίου ἡ φανέρωσις· ὁ Υἱὸς τοῦ Θεοῦ, Υἱὸς τῆς Παρθένου γίνεται καὶ Γαβριὴλ τὴν χάριν εὐαγγελίζεται. Διὸ καὶ ἡμεῖς σὺν αὐτῷ, τῇ Θεοτόκῳ βοήσωμεν· χαῖρε Κεχαριτωμένη, ὁ Κύριος μετὰ σοῦ.

Símeron tís sotirías imón tó kefáleon ké tú ap’ eónos mystiríu i fanérosis: o Yiós tú Theú, Yiós tís Parthénu gínete ke Gavriíl tín chárin evangelízete. Dió ke imís sýn aftó, tí Theotóko voísomen: chére Kecharitoméni, o Kýrios metá sú.