A Festa da Dormição da Theotokos em nossa Paróquia

Nesta quinta-feira, dia 15, comemora-se a última grande festa do calendário litúrgico da Igreja Ortodoxa[1], cujo encerramento será no final do mês de agosto: a festa mariana da Dormição da Santíssima Mãe de Deus (Theotokos), patrona da Cátedra de Buenos Aires, sede da nossa Sacra Metrópole, e de outras paróquias ortodoxas espalhadas pelo Continente. Saudamos a(o)s que celebram nesta grande data os seus onomásticos[2].  Em nossa Igreja de São Nicolau de Florianópolis, a Divina Liturgia festiva será celebrada no domingo, 18 de agosto. Ao final da Liturgia, teremos uma Artoklasia (Ofício dos Pães) oferecida pela família de Syríaco e Pepa Diamantaras, em ação de graças pela vida de suas «Sumelas»; de todos os que portam os nomes festejados neste dia e em memória daquelas (daqueles) que já foram chamados a habitar no Seio do Pai. Também neste dia, a Comunidade presta homenagem, como de costume, as nossas valorosas Filoptohos, as Senhoras do Lanche de São Nicolau. Após a Artoklasia, a Associação Helênica de SC – AHSC oferecerá um coquetel aos presentes.

[1] O Ano-Novo, segundo o calendário eclesiástico ortodoxo, comemora-se em 1º de setembro. O ano encerra em 31 de agosto.

[2][Despina, Despyna, Maria, Mary, Maro, Marios, Mario, Mariori, Marika, Maroula, Maritsa, Margiori, Marigoula, Marieta, Marietta, Margeta, Margetina, Mariniki, Manio, Marousa, Marcia, Marcy, Mireille, Mirella, Myrella, Panagiotis, Panayotis, Panagiotis, Panos, Panousos, Panagis, Panagos, Giotis, Yiotis, Panikos, Takis, Panagiota, Panayota, Yiota, Giota, Panagioula, Panagoula, Pani, Tota, Toula, Pegie, Pegy, Theotokis, Theotokia, Theotokea, Presveia, Presvia, Symela, Simela, Symela, Soymela, Soumela, Katholiki, Kristalo, Kristalia, Crystal, Krysta, Krista]