Filóptokos – Senhoras do Lanche Beneficente São Nicolau

Associação Beneficente de Senhoras da Igreja Ortodoxa Grega São Nicolau de Florianópolis – Lanche São Nicolau I e II.

O Lanche Beneficente São Nicolau teve início em 14 de julho de 1951, numa iniciativa de dona Kiriaki Nicolau Spyrides, que ofereceu a primeira recepção e deu início ao movimento pela sua continuidade.

A primeira diretora, escolhida naquela oportunidade, era constituída por Katina Kotzias, Kirana Lucas e Despina S. Boabaid.

No início, era composto apenas por senhoras ortodoxas e por pessoas que falavam a língua grega. Mas o lanche cresceu e a sua atividade beneficente tornou-se no principal objetivo daquelas reuniões das terças-feiras, cada vez na casa de uma associada.

O Lanche passou a ser um importante local de encontro das senhoras e, aos poucos, passou a dar grande assistência a própria Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau.

O Lanche São Nicolau é um dos principais sustentáculos da Colônia Grega de Florianópolis, por sua contribuição filantrópica.

Registros de nosso estimado e saudoso Dr. Paschoal Apóstolo Pítsica, em sua primorosa obra «MEMÓRIA VISUAL DA COLÔNIA GREGA DE FLORIANÓPOLIS», pp. 171-172. Florianópolis, 2003.

FiloptohosFlorianopolis

Atualmente, as Senhoras do Lanche (I) de São Nicolau contam à sua frente com a dedicação e o serviço de D. Pepa Diamantaras, D. Marlene Mansur e de Renata Diamantara Atanasio Gil, na coordenação das suas iniciativas filantrópicas e sociais.