Arcebispo Tarasios chega à Florianópolis e realiza traslado das relíquias de Santa Catarina de Alexandria

O Metropolita Tarasios, Exarca do Patriarca Ecumênico na América do Sul, desembarcou na tarde desta quinta-feira, 24/11/2016, em Florianópolis, onde permanecerá em visita pastoral até a próxima segunda-feira, dia 28, para festejar a padroeira de nosso Estado, Santa Catarina de Alexandria.

Ainda na tarde de quinta-feira, iniciou-se a programação festiva com o traslado das relíquias de Santa Catarina, da Capela Bizantina ecumênica do TJ, situada no centro de Florianópolis, onde ficam guardadas as relíquias, para a Igreja Ortodoxa Grega São Nicolau, também no centro de Florianópolis.

No evento desta tarde, o desembargador Torres Marques, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, saudou Dom Tarasios em sua chegada. “Agradeço e registro aqui minha satisfação em recebê-los em nossa capela para providenciar o traslado das relíquias de Santa Catarina”, saudou o magistrado. Em seguida, teve início um serviço religioso presidido pelo Arcebispo, antecedendo o cortejo do traslado das relíquias. Dom Tarasios,  antes de receber as relíquias, presenteou o presidente do TJ com um ícone bizantino da padroeira, desejando-lhe feliz aniversário – o desembargador Torres Marques, natural de Porto Alegre-RS, nasceu no Dia de Santa Catarina. Na próxima segunda-feira (28), elas retornam a seu altar sob a guarda do Diácono Ortodoxo, Pedro Paulo Raimundo.

O evento desta tarde, assistido pelo clero local e acompanhado por desembargadores, juízes, assessores, servidores do Judiciário e fiéis ortodoxos, foi organizado pela Seção do Museu do TJ e pela Associação Helênica de Santa Catarina. Nesta sexta-feira (25), Dia de Santa Catarina de Alexandria, segue a programação festiva com a celebração da Divina Liturgia na Igreja de São Nicolau, a partir das 09h30, presidida pelo Arcebispo Metropolitano. No final da tarde, o relicário será levado pelo Arcebispo Tarasios e sua comitiva à Catedral Metropolitana Católica de Florianópolis.