Divina Liturgia de São Basílio com Bênção e corte do Vasilópita

Hoje, 1° de Janeiro de 2020, data em que se comemora, no calendário da Igreja Ortodoxa, a festa da «Circuncisão do Senhor» e de São Basílio, o Grande – Arcebispo de Cesareia, na Capadócia, celebramos a Divina Liturgia – rito de São Basílio.

Ao final, mantendo uma tradição muito antiga de nossa igreja, o Pão Doce de São Basílio (Vasilópita) foi abençoado, cortado e distribuído aos presentes.

Bênção do Vasilópita:

Ó Criador de todas as coisas, Senhor e Rei dos séculos, rico em bondade e cheio de misericórdia, que aceitaste os presentes dos Magos em Belém, tu que és o Pão da Vida que desceu do céu, aquele, cuja autoridade estabeleceu as estações e os anos, e que em suas mãos, sustenta a nossa vida. Escuta a nossa oração que confiante elevamos a ti neste primeiro santo dia do Ano Novo, que a tua bondade abençoe esta Vasilópita, oferecida para a tua glória e em honra de nosso Pai entre os santos Basílio, o Grande, Arcebispo de Cesareia, na Capadócia. Tu que és benevolente, olha-nos da tua santa morada e envia sobre nós, sobre aqueles que ofereceram estes dons e sobre todos os que deles participam, os teus dons celestiais, pois a nossa esperança está unicamente em ti, o Deus vivo, pelos séculos. Abençoa esta paróquia, as nossas entradas e saídas; que, por tua providência, não nos falte os bens necessários à vida; dirija os nossos passos para que possamos guardar teus mandamentos divinos, porque, «nem só de pão viverá o homem». Pelas intercessões da tua puríssima Mãe, de nosso pai entre os Santos, São Basílio, o Grande, e de todos os teus Santos que, em todos os tempos foram agradáveis a ti. Amém.

Agradecemos ao Humberto pela iniciativa de fazer, ele próprio, o Vasilópita, seguindo receita que enviamos (vídeo abaixo), pela generosidade do oferecimento e a sua sempre assídua presença e apoio nas liturgias.

Receita do Vasilópita, o "Bolo do Ano Novo"