Domingo da Ortodoxia e Data Nacional da Inpendência da Grécia

Neste domingo, 24 de março de 2024, celebramos com dignidade e esplendor o I Domingo da Quaresma – Domingo da Ortodoxia, juntamente com a festa da Anunciação à Santíssima Theotokos. A Divina Liturgia, que teve início às 10h00, foi precedida pelo Ofício de Matinas. Durante a Divina Liturgia, foi recebido na Ortodoxia pelo Sacramento da Unção Crismal e Eucaristia o jovem Lucas Santiago Ramos Guimarães, noivo de Fernanda Kosmos Lisboa, filha de Tacia (Anastacia Apostolo Kosmos Lisboa) e Paulo Roberto Lisboa. Após a Divina Liturgia, a tradicional procissão com os ícones com volta tripla em torno da Igreja recordou a a restauração da veneração aos santos ícones nas igrejas e santuários e lares cristãos para a veneração dos fiéis, festa conhecida como o “Triunfo da Ortodoxia”.

A data nacional da Independência da Grécia foi festejada com um almoço no salão da comunidade. Antes que o almoço fosse servido, o presidente e demais membros da Diretoria da Associação Helênica de SC, dirigiram a palavra aos presentes, recordando o que significa a celebração desta data para o helenismo. Logo após, a jovem Gabí executou o Hino Nacional da Grécia em seu violino, surpreendendo os presentes e prestando homenagem aos helenos e seus descendentes, fundadores de nossa Comunidade São Nicolau, de Florianópolis.