Dra. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos está entre as personalidades agraciadas em 2019 pelo Senado com a Comenda Zilda Arns
O Senado Federal entregou nesta terça-feira, 10 de dezembro de 2019, a Comenda Zilda Arns, homenagem destinada a reconhecer indivíduos e organizações que se destacam na área da proteção à criança e ao adolescente. Esta foi a primeira edição do prêmio, com 11 condecorados.
Dra. Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos recebendo no Plenario do Senado Federal, em Brasilia, a Comenda Zilda Arns, com os senadores Esperidião Amin, Jorginho Melo, Dário Berger e Deputada Federal Ângela Amin.
Dentre as personalidades que receberam a Comenda neste ano está a Dra. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, indicada pelo Senador Esperidião Amin, de Santa Catarina.
Evangelia Kotzias Atherino dos Santos é Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde é Professora Titular voluntária. Atua, há mais de 40 anos, na área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, assistência e gestão, participando ativamente de projetos de grande relevância social em Santa Catarina e no Brasil, para redução da morbimortalidade infantil e na formulação e implementação de políticas públicas na área. Contribui também com a produção e disseminação de conhecimento para a melhoria da saúde da mulher e da criança, sendo autora de vários artigos e capítulos de livro na área.
Sobre a Comenda Zilda Arns
A Comenda Zilda Arns foi instituída em 2017 pelo Senado Federal para agraciar pessoas ou instituições que desenvolvam, no Brasil, ações e atividades destinadas à proteção da criança e do adolescente. Leva o nome da médica Dra. Zilda Arns Neumann (1934-2010), sanitarista e pediatra que se destacou na ação social junto a populações carentes, atuando no Brasil e no exterior.
Zilda Arns Neumann, foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança. Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação. Em 2012, numa seleção por um formato internacional, Arns foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos.
Fonte: Com informações de Agência Senado