Mensagem de Natal de S.E.R. Dom Tarasios, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul

Queridíssimo rebanho espiritual em Cristo nascido em Belém:

«Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério».
(1Tm 1,12)

Esta expressão tão simples e tão profunda eu a saboreio cada vez que a leio e a medito. Identifico-me com ela. Expressa os sentimentos que acalento em meu coração ao completar mais de 25 anos de sacerdócio e serviço na vinha do Senhor. Hoje, isso tem uma ressonância especial e gostaria de poder compartilhar com todos vocês. Meu coração transborda de alegria e agradecimento, porque o Senhor me elegeu, não por meus próprios merecimentos, para me tornar sacerdote e bispo de sua Santa Igreja Ortodoxa, e porque hoje posso celebrar os quinze anos juntos com vocês, meus queridos filhos espirituais, nesta Sacra Jurisdição do Patriarcado Ecumênico, na Arquidiocese de Buenos Aires. Em minha ordenação episcopal, ao me ser entregue o báculo, me foi dito: «Λάβε τήν Ράβδον ταύτην, ἵνα ποιμάνῃς τό ἐμπιστευθέν σοι Ποίμνιον τοῦ Χριστοῦ» – toma este báculo para que possas pastorear o rebanho de Cristo que te foi confiado». Confesso, que muitas vezes vejo e interpreto este báculo, não como expressão de minha autoridade e poder, mas como símbolo de minha entrega e amor por todos. Por isso é que agora, durante a Santa Natividade de Cristo, quero reavivar meu espírito , responder aos sinais destes tempos e os chamados do Senhor. Escuto em meu interior o chamado que tantas vezes Jesus me dirigiu no Evangelho: «Vem e segue-me» e, do mesmo modo, as palavras do Profeta Isaías: «Eis-me aqui, eu e os filhos que o Senhor me deu».

É meu desejo mais sincero neste aniversário de quinze anos como vosso pastor, que a santa luz que emana do presépio de Belém que me guiou durante todos estes anos, ilumine também vossas mentes e acaricie vossos corações, e que Cristo governe as vossas vidas e as de vosso familiares.

Da Arquidiocese, em Buenos Aires, Santa Natividade de 2016

CRISTO NASCE, GLORIFIQUEMO-LO!

O ARQUIPASTOR
Fervorosos suplicante diante do Senhor por todos vós,