NOTA DE FALECIMENTO ✠ SAVAS APÓSTOLO PÍTSICA ✠

Cumpre-nos, com pesar, participar o adormecimento no Senhor de SAVAS APÓSTOLO PÍTSICA, ocorrida na manhã da última segunda-feira, 02 de outubro de 2023, em Florianópolis, SC. Os ritos de despedida e sepultamento aconteceram na tarde do mesmo dia no Cemitério Itacorubi, Florianópolis.

Dr. Savas Apóstolo Pítsica. Archonte da Ordem de São Bartolomeu da Santa e Grande Igreja de Cristo – Patriarcado Ecumênico, era Médico e Professor em Florianópolis.

Que sua alma repouse em paz no SENHOR, e sua memória seja eterna!

Αἰωνία ἡ μνήμη, (Eonia i mnimi!)

SAVAS APÓSTOLO PÍTSICA

Nasceu em Florianópolis/SC, casado com Vera Cardoso Pítsica, pai de Mylene e Monique; avô de Letícia e Luísa.

Aprendeu o idioma grego com seus pais e conviveu diariamente com centenas de gregos radicados na Ilha de Santa Catarina, no comércio, na Igreja Ortodoxa e na vida social da comunidade. Publicou, em 1983, «Os Gregos no Brasil», por ocasião do centenário da Comunidade Helênica de Florianópolis, a mais antiga do Brasil, e participou do tema «A Contribuição Grega na História Sociocultural de Florianópolis», em 1990, curso promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e pelo Clube Doze de Agosto. Médico Obstetra, dedicou-se ao ensino de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Universitário e na Maternidade Carmela Dutra.

Dr. Savas Apóstolo Pítsica foi Archonte Patriarcal da Santa e Grande Igreja de Cristo, o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, membro da Ordem de São Bartolomeu. Sua investidura aconteceu durante a Divina Liturgia Pontifical presidida pelo então Arcebispo Metropolitano D. Tarásios,  no domingo, 23 de novembro de 2008. Como Delegado especial do Patriarca Ecumênico, Dom TARASIOS fez a imposição das comendas da Ordem de São Bartolomeu em reconhecimento pelos seus importantes serviços prestados à Igreja Ortodoxa local e à Comunidade Helênica de Florianópolis.