SEMANA SANTA: A DESCIDA DA CRUZ E AS LAMENTAÇÕES (ENCÔMIOS) A NOSSO SENHOR

O Sábado Santo, na Igreja Ortodoxa, é chamado de Sábado Bendito; e o primeiro ofício deste dia, que é celebrado na Sexta-feira Santa pela manhã, após a leitura das Grandes Horas, é o ofício de Vésperas da Sexta-Feira Santa que lembra o sepultamento de Cristo.

Antes do início do ofício, um ícone em tela/tecido é posto sobre o altar, representando Cristo que jaz, depois de ter sido descido da cruz. Este ícone é chamado de “Epitáfio” . Como de costume, o Ofício de Vésperas tem início com hinos sobre os sofrimentos e a morte de Cristo. Após a entrada com o Livro dos Evangelhos, são lidas leituras dos livros de Êxodo, Jó e Isaías (52:13-54,1). Em seguida, lê-se a Epístola da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (I Cor 1,18-31).

O Prokimenon e os versos do Aleluia são de caráter profético:

Repartem entre si, as minhas vestes, e sobre a minha túnica tiram sorte (Salmo 21 [22]:19) Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Salmo 21 [22]:2)

Em seguida é feita a leitura do Evangelho, com uma seleção tomada dos quatro Evangelistas com os relatos da crucifixão e sepultamento de Jesus. Durante a leitura do Evangelho, no trecho em que José de Arimatéia desce o corpo de Jesus da Cruz, o sacerdote retira o ícone de Cristo da cruz que está no meio da igreja desde a noite anterior, envolve-o em um lençol branco e o traslada para o altar. A cruz permanecerá sem o Crucificado até a festa da Ascensão do Senhor.

Segue com mais hinos que honram a morte de Cristo; enquanto o coro canta a hino de Simeão, o sacerdote, revestido de paramentos de cor escura, incensa o Epitáfio, que se encontra ainda sobre o altar. Logo depois do Pai-Nosso, enquanto é cantado o tropário do dia, o sacerdote caminha ao redor do altar carregando o epitáfio sobre sua cabeça, deixa o santuário em procissão solene e o deposita em uma mesa em forma de sepulcro (koubouklion) disposta na nave do templo e decorada com flores, simbolizando o túmulo de Nosso Senhor Jesus Cristo. O epitáfio é reverentemente posto ali para a veneração dos fiéis. Entretanto, o coro canta:

O Nobre José, tendo descido da cruz teu puríssimo Corpo, ungiu-o com aromas, envolveu-o em um lençol fino e, com cuidado, depositou-o em um sepulcro novo (Tropário da Sexta-feira Santa).

Para seguir lendo, clique no arquivo abaixo…

10-Boletim-da-descida-da-cruz-e-encomios-2020Baixar